Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
EDUC FINANCERIA - MERCADO DE CAPITAIS


CLUBE DE AUTORES


CLUBE DE AUTORES


CLUBE DE AUTORES


AMAZON


MAGAZINE LUIZA


MAGAZINE LUIZA


CLUBE DE AUTORES

PHP-GENERATOR

EDUC FINANCERIA - MERCADO DE CAPITAIS

MERCADO DE CAPITAIS

O Mercado de Capitais é uma divisão do sistema financeiro, responsável por fazer a intermediação entre aqueles que precisam captar recursos de longo prazo para a implantação de seus projetos, como a expansão de uma empresa, com os investidores, que dispõe desses recursos e desejam investi-los.

Mas atenção: não se trata de operações de crédito, na qual a parte tomadora dos recursos fica responsável pelo pagamento de uma dívida, trata-se de investimentos de alto risco, onde os investidores podem ter que amargar prejuízo.

Para que as negociações ocorram, o ambiente é suportado por uma forte regulamentação, tendo por trás uma entidade dedicada a fiscalizar e desenvolver esse mercado.

No Brasil, é representada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

O centro de negociações do mercado de capitais é o Bolsa de Valores, onde ações de diferentes empresas são compradas e vendidas por investidores do mundo todo. Existem também as corretoras e distribuidoras que são sociedades autorizadas a intermediar a compra de ações por meio de plataformas digitais como: XP Investimento, Nu Invest, Clear, Órama, etc.

CÁLCULOS COM SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS

1) Aos vinte anos de idade, Paulo resolveu investir em ações de uma multinacional que rendeu o quadrado do valor investido quando Paulo completou quarenta e cinco anos de idade. O montante desse rendimento foi de 4 milhões de reais. Considerando os dados apresentados, quanto Paulo investiu inicialmente?

x2 = 4000.000

x = √4000.000

x = 2000 mil reais

2) Depois de três anos investindo em ações da Petrobras, Raquel observou que, no segundo ano, seu investimento fechou com o dobro do valor e, no terceiro ano, houve uma perda de 1500 reais, fechando com um montante de R$ 7.500,00. Considerando os dados apresentados, o primeiro ano fechou em que valor?

X + 2x – 1500 = 7500

3x = 7500 + 1500

3x = 9000

x = 9000 / 3

x = 3000 reais

3) Um investimento em ações levaria quanto tempo para render 32% do seu valor, considerando uma valorização média de 4% ao mês?

Regra de três

Percentual

32%

4%

-

Tempo

1

x

+

4x = 32

x = 32/4

x = 8 meses


Artigo Publicado em 24/10/2022 – direitos reservados a rmfais.com






WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Testes OnLine

Testes diversos