Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
Redes - Parte08 – Modelo OSI

PHP-GENERATOR

Redes - Parte08 – Modelo OSI

Redes - Parte08 Modelo OSI


O Modelo OSI (em inglês Open Systems Interconnection) foi lançado em 1984 pela Organização Internacional para a Normalização (em inglêsInternational Organization for Standardization). Ele tem por objetivo ser um padrão para protocolos de dispositivos de diversos tipos de sistemas, viabilizando a comunicação entre esses dispositivos.


O modelo OSI se divide em 7 camadas com funções distintas que são:


Aplicação

7

Apresentação

6

Sessão

5

Transporte

4

Rede

3

Enlace

2

Fisica

1


Camada 1: Física

É a camada que estabelece a comunicação real entre os dois dispositivos. Podemos considerar, a parte de hardware como: cabeamento, conexões elétricas, ópticas ou eletromagnética. (Onde ocorre a comunicação bit a bit).

Camada 2: Enlace

Controla o fluxo de transmissão de dados, detectando e corrigindo erros do nível físico. Além disso, realiza o recebimento e a transmissão de uma sequência de bits para a camada física. Nesta camada os switches trabalham, utilizando o MAC Adress (identificador de placa de rede) para encaminhar o pacote à máquina certa. Essa camada converte MAC em IP. A unidade de transmissão aqui é o quadro.





Camada 3: Rede

Faz o endereçamento dos dispositivos na rede definindo quais os caminhos as informações devem percorrer da origem ao destino. Converte IP em endereços físicos, garantindo que a mensagem chegue onde deve. É nesta camada que ocorre o roteamento de pacotes.

Camada 4: Transporte

Esta camada detecta e elimina erros das camadas anteriores, ordenando o fluxo de dados entre origem e destino, garantindo a entrega dos pacotes sem erros. Ela faz a segmentação de dados por meio dos protocolos TCP e o UDP.

Camada 5: Sessão

Exerce o controle de quando a comunicação entre duas máquinas deve começar, terminar ou reiniciar. Realiza o controle de diálogo e sincronização entre as máquinas, funcionando como uma extensão da camada de transporte cuja unidade de trabalho está a nível de dados.

Camada 6: Apresentação

Camada que trata de aspectos como compressão, criptografia e descriptografia para que o receptor possa entender os dados. Funciona como um tradutor para que dois dispositivos diferentes possam se comunicar. Como na camada 5, a unidade de comunicação aqui também são os dados.

Camada 7: Aplicação

Ela trabalha com os softwares que usamos no dia a dia, como aplicativos de mensagens instantâneas, servidores de e-mails, navegadores web, etc. Ferramentas nas quais os usuários podem inserir dados.

A unidade de comunicação aqui também são os dados. Utiliza protocolos como: HTTP, SMTP e FTP.

ATIVIDADES

1) O que as camadas 5, 6 e 7 tem em comum?

2) O que é e para que serve o modelo OSI?

3) Com qual camada o usuário tem maior interatividade? Justifique sua resposta.

4) Qual camada trabalha com o MAC Adress e qual o seu significado?

5) Qual a principal característica da camada física?











WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online