ANÁLISE
ORIENTADA A OBJETO (OO)
Observação: Este
pequeno texto é apenas um resumo simplificado de análise
orientada a objeto. Para uma melhor compreensão do assunto, é
necessário um estudo mais aprofundado que pode ser obtido nas
bibliografias indicadas no final desta postagem.
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O
conceito de orientação a objetos surgiu com o intuito de minimizar
os problemas encontrados até então na criação de softwares
complexos, projetados por meio de decomposição funcional e
sub-rotinas.
Podemos
identificar como um dos maiores problemas a não existência de
encapsulamento lógico para operações e dados, o que leva a não
existência da divisão de tarefas por responsabilidades, o que leva
a construção de longos trechos de código, muitas vezes difíceis
de compreender devido ao acúmulo de responsabilidade que lhe é
atribuído.
Por
consequência, quanto mais complexo o software se torna, mais difícil
se torna também a sua manutenção. Com isso aumentam os custos e o
risco de confiabilidade do mesmo.
UML
A UML - Linguagem de Modelagem
Unificada (do inglês, UML - Unified Modeling Language) é uma
linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de projetos de
software. Ela poderá ser empregada para a visualização, a
especificação, a construção e a documentação de artefatos que
façam uso de sistemas complexos de software.
DIAGRAMAS
DA UML
Diagrama de
Caso de Uso
Representa o conjunto de
comportamentos de alto nível que o sistema deve executar para um
determinado ator.
Diagrama de
Classes
Representa
uma coleção de classes e seus inter-relacionamentos.
Diagrama de
objetos
Representa
um retrato, em tempo de execução, dos objetos do software e seus
inter-relacionamentos.
Diagrama de
Colaboração
Representa
uma coleção de objetos que trabalham em conjunto para atender algum
comportamento do sistema.
Diagrama de
Sequência
Representa
uma perspectiva, orientada por tempo, da colaboração entre os
objetos.
Diagrama de
Atividades
Representa
o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um
ator.
Diagrama de
Estados
Representa
um conjunto de estados que um objeto pode estar e os “gatilhos”
que estimulam a transição do objeto de um estado para outro.
Diagrama de
Componentes
Representa
uma coleção de componentes de software e seus
inter-relacionamentos.
Diagrama de
Implantação
Representa
uma coleção de componentes e mostra como esses são distribuídos
em um ou vários nós de hardware.
Diagrama de
Pacotes
Representa
uma coleção de outros elementos de modelagem e diagramas.
DOCUMENTAÇÃO DE SISTEMA
Não
é necessário utilizar todos os diagramas da UML ao criar uma
documentação de sistema. A UML (Unified Modeling Language) é uma
linguagem de modelagem visual que oferece uma grande variedade de
diagramas para representar diferentes aspectos de um sistema ou
software.
A
escolha dos diagramas da UML a serem utilizados na documentação do
sistema depende das necessidades e dos objetivos específicos do
projeto. Cada diagrama da UML tem um propósito diferente e é mais
adequado para representar determinados aspectos do sistema. Portanto,
a seleção dos diagramas a serem utilizados deve ser feita com base
no que precisa ser comunicado ou documentado.
ATIVIDADES
1) O que originou o conceito de
orientação a objeto?
2) O que é UML e a que ela se
destina?
3) Porque nem todos os diagramas são
necessários na hora de elaborar a documentação de um sistema?
BIBLIOGRAFIA
MARTIN
Fowler.
UML Essencial. Editora Bookman.
CRAIG
Larman. Utilizando UML e
Padrões. Editora Bookman.