Prof. Roni Márcio Fais – Fundamentos da Computação Gráfica
IMAGENS BASEADAS EM PIXEL(PONTOS)
Tópicos
relacionados:
Eixo cartesiano;
Raster;
Resoluções de tela;
Bitmap;
color depth(bpp);
RGB(red, green, blue);
EIXO
CARTESIANO
Assim como as imagens vetoriais, imagens formadas por pixels
(pontos), também baseiam-se no eixo cartesiano (x,y), que é a base
para formação da quantidade de linhas e colunas que compõem a
imagem, formando uma matriz onde os pontos podem ser representados.
Exemplo:
-
RASTER
Refere-se
a imagens representadas por pontos (pixels), onde o que define a
imagens é a quantidade de pontos que ele contém e suas respectivas
variações de cores
BIPMAP
Significa mapa de bits e refere-se a matriz que armazena os bits que
representam os pixels que compõem a imagem
RESOLUÇÕES
DE TELA
Um bitmap pode ser de diferentes tamanhos dependendo da quantidade de
colunas e linhas que possui. A quantidade de colunas e linhas
determina qual é a resolução de uma imagem, quanto mais essa
quantidade também maior será a quantidade de pontos da imagem.
Algumas resoluções padrão utilizadas por dispositivos eletrônicos
são:
320x240;
640x480;
720x480 (DVD);
1280x720 (HD);
1920x1080 (Full HD);
3840x2160 (Ultra HD);
4096x2160 (4K).
COLOR
DEPTH
Está relacionado a profundidade das cores, quantidade de bits por
pixel, ou seja, a quantidade de bits necessários para armazenar a
quantidade de cores que compõe a imagem. Exemplos:
8 bits: armazena uma imagem com
até 256 cores;
16 bits: armazena uma imagem com até 65535 cores;
24 bits: armazena uma imagem com
até 16 777 216 cores (Truecolor).
32 bits: armazena uma imagem com
até 16 777 216 cores com canal alpha.
Exemplo
de armazenamento em 8 bits
128
|
64
|
32
|
16
|
8
|
4
|
2
|
1
|
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
= 255
|
Para obter o código binário do número 255 foram preenchidos com 1
todas as colunas que somadas totalizam 255. A mesma lógica poderia
ser adotada para obtenção do código binário de qualquer outro
número, preenchendo-se com zero as colunas que não devem ser
somadas. Na tabela dada, cada quadradinho representa 1 bit de
memória, e o conjunto de 8 quadradinhos representa 1 byte de
memória, logo o número máximo que pode ser armazenado em 1 byte,
ou seja em 8 bits, é 255. Considerando uma contagem a partir do
zero, conclui-se que um byte de memória pode armazenar até 256
cores.
SISTEMA
RGB
É um sistema utilizado nos dispositivos eletrônicos para originar
imagens coloridas a partir das cores vermelha, verde e azul (red,
green, blue).
Como no sistema RGB cada bit pode representar até 3 canais de cores,
utilizando esse sistema, 8 bits podem armazenar até 16.777.216 de
cores, considerando a seguinte proporção:
256x256x256
= 16.777.216
ATIVIDADES
1) Com base nos conceitos estudados sobre bitmap marque as
alternativas abaixo como sendo verdadeiras (V) ou falsas (F), sem
levar em consideração o sistema RGB.
a) (__) 1 byte de memória pode registrar até 256 cores de uma
imagem.
b) (__) 16 bits de memória podem registar até 1500 cores de uma
imagem.
c) (__) 2 bits de memória podem registrar até 4 cores de uma
imagem.
D (__) ½ de byte de memória podem registrar até 16 cores de uma
imagem.
2) Considerando que com o uso do sistema de cores RGB cada pixel pode
misturar até três canais de cores(vermelho, verde e azul), defina
quantas cores podem ser representadas nesse sistema em:
a) 1 bit de memória = _________________________
b) 2 bits de memória = _________________________
c) 4 bits de memória = _________________________
d) 8 bits de memória = _________________________