PROGRAMAÇÃO
MOBILE – AULA 04
UX –
USER EXPERIENCE
EXPERIÊNCIA
DO USUÁRIO
Experiência
do usuário (UX) está relacionada as perspectivas que as pessoas tem
ao utilizar um produto, sistema ou serviço, considerando fatores
como interface, funcionalidades, desempenho e eficiência, cabendo
aos desenvolvedores saber analisar tais fatores em busca de
aperfeiçoamentos.
Tópicos relacionados:
Estas são algumas etapas que devem ser levadas
em consideração na UX para que a produtividade possa ser melhorada
e os usuários possam ser cada vez mais bem atendidos.
ANÁLISE DE USABILIDADE
Tem por meta garantir que um produto seja fácil
e intuitivo de usar para garantir que o usuário se identifique e
indique o produto a outros usuários. A ideia por trás da
usabilidade é tornar o produto popular entre o maior número de
pessoas.
ANÁLISE DE DESIGN E INTERAÇÃO
Trata-se de um estudo de como o usuário
interage com a tecnologia. Nesta etapa é importante averiguar se a
aparência do produto é atrativa e estimula o usuário a continuar
fazendo uso, levando em consideração aspectos de navegação e a
resposta do sistema.
ANÁLISE DE SATISFAÇÃO
Busca verificar se o produto atende aos anseios
e desejos dos usuários deixando-os satisfeitos.
ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE
Visa promover as condições necessários para
que haja inclusão digital, fazendo com que os produtos sejam úteis
para usuários portadores de necessidades especiais.
ANÁLISE DE CONTEÚDO
Foca em garantir que o conteúdo do produto seja
claro, objetivo e de fácil compreensão.
ANÁLISE DE DESEMPENHO
Tem por objetivo verificar fatores como
velocidade, tempo de resposta, eficiência e escalabilidade do
produto.
CONCLUSÃO
Ao levar em consideração a UX é possível
criar ou melhorar produtos propondo soluções e tecnologias cada vez
mais inovadoras e capazes de melhorar a vida das pessoas. É
importante ressaltar que um bom produto nasce de uma necessidade
comum a muitas pessoas, e que o aperfeiçoamento de um produto nasce
da capacidade do desenvolvedor de conseguir atender as expectativas
de seus usuários a cada nova versão desse produto.
ATIVIDADES
1) Com base em suas experiências ao utilizar
APPs, cite recursos que podem melhorar a questão da acessibilidade.
2) Cite três coisas que você considera
importante no design de um APP.
3) Levando em consideração o desempenho, o que
você considera como pontos negativos, que pode até te fazer
desistir de utilizar um APP?
4) Ainda com relação ao desempenho, o que você
considera como sendo pontos positivos que te estimulam a continuar
usando um APP?