PROGRAMAÇÃO
MOBILE – AULA 07
DESENVOLVIMENTO
MOBILE
(COMO
NASCE UM APP?)
Um aplicativo nasce objetivamente da UX (User Experience –
Experiência do Usuário). É como base nas necessidades dos usuários
que aplicativos são planejados ou aprimorados. Tais necessidades
podem ser pessoais, profissionais ou de entretenimento.
Dessa experiência podem ser dados os primeiros passos para o
desenvolvimento de um aplicativo como por exemplo a produção de
fluxogramas (representação gráfica da lógica de um
aplicativo) e algoritmos (descrição da lógica de um
aplicativo passo a passo).
Em muitas situações aplicativos surgem para atender as necessidades
de uma pessoa em particular que, ao perceber o quanto ele é útil,
acaba disponibilizando-o para Download. Um simples problema cotidiano
pode ser tornar um app que poderia facilitar um determinada tarefa.
Para melhor entendermos esse processo, vamos a seguinte
problematização:
Um determinado produto que teve um desconto de 10% e passou a
custar R$ 1121,40. Qual era o valor desse produto antes do
desconto?
|
O problema parece simples, porém a maior parte das pessoas tem
dificuldade em achar a solução. O mais comum é se tentar adicionar
10% a 1121,40, o que acaba dando a resultado errado. O resultado
correto pode ser alcançado por meio da seguinte fórmula:
VP = VF * 100 / (100-taxa)
Onde:
Com isso teríamos a seguinte solução para o problema:
VP = VF * 100 / (100-taxa)
VP = 1121,40 * 100 / (100-10)
VP = 112140 / 90
VP = 1246
Como a solução para o problema requer um conhecimento matemático
prévio, o mesmo poderia se tornar um aplicativo e facilitar a vida
dos usuários, conforme escopo a seguir:
APP QUE CALCULA VALOR ORIGINAL
Digite o valor com desconto:
1121,40
Digite a taxa de desconto
10
Enter
valor original = 1246,00
|
Vale ressaltar ainda que a solução de um problema por meio de
aplicativos, além de envolver elementos como fluxogramas e
algoritmos, requer ainda um domínio sobre elementos da matemática
básica como operadores aritméticos, operadores relacionais e
operadores lógicos.
ATIVIDADES
1) Qual a importância da da UX no desenvolvimento de aplicativos?
2) Qual a diferença entre fluxograma e algoritmos?
3) Desenhe o esboço de um aplicativo para calcular juntos simples,
sabendo que juros = capital * (taxa/100) * tempo.