PROGRAMAÇÃO
MOBILE – AULA 06
CONSTITUIÇÃO
BÁSICA DE UM APLICATIVO MOBILE
(PARTES
DE UM APLICATIVO MOBILE)
Significado das siglas utilizadas nos diagramas a seguir:
E – entrada de dados;
P – processamento de dados;
S – saída de dados;
A – armazenamento de dados;
T – transferência de dados;
D – destino dos dados;
PL – processamento de dados local;
PS – processamento de dados no servidor.
APLICATIVO
DESKTOP
Neste modelo clássico de processamento de dados, de antes do advento
da Web, um computador de mesa processava um entrada de dados que
podia ser armazenada ou visualizada pelo usuário. Era algo bem
simples direto e objetivo, sem conexão global, mas que já
representava um extraordinário avanço para ambientes empresariais e
posteriormente ambientes domésticos. Essa foi a ideia básica que
revolucionou o mundo da informação, possibilitando que trabalhos
manuais extremamente exaustivos, que poderiam durar dias, fossem
reduzidos para horas ou até mesmo minutos. Como exemplo podemos
citar programas feitos nas linguagens BASIC, PASCAL, C, COBOL,
CLIPPER, DELPHI, etc.
Dito isto, podemos começar a falar da constituição básica de
aplicativos mobile que são aqueles que predominam na era da
Internet, mas que não funcionam isoladamente, pois interagem com
computadores desktops de servidores espalhados pelo mundo. Tais
aplicativos podem ser nativos, web ou híbridos.
APLICATIVO
NATIVO
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S
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E
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PL
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T
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D
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A
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Neste modelo de processamento, em que o aplicativo é desenvolvido na
linguagem adotada pelos fabricantes de dispositivos ou sistemas
operacionais, o processamento/armazenamento/saída de dados é feito
localmente para, em seguida, serem transferidos para um destino(outro
dispositivo) que, por sua vez, também poderá processar, armazenar e
produzir uma saída de dados. Como exemplo podemos citar jogos
monousuário e aplicativos que fazem comunicação p2p (ponto a
ponto).
APLICATIVO
WEB
E
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T
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PS
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T
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D
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A
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Neste modelo de processamento, em que o aplicativo é desenvolvido em
linguagens para Web como HTML, CSS, JAVASCRIPT, PHP, JAVA, entre
outras, os dados são transferidos e o processamento/armazenamento de
dados é feito em um servidor de Internet para, em seguida, serem
transferidos a um destino que pode ser outro dispositivo ou o
dispositivo de origem que poderá produzir uma nova saída de dados,
por meio de linguagens front-end. Como exemplo podemos citar as redes
sociais e seus aplicativos online, valendo lembrar que todo acesso se
dá por meio de um navegador de Internet (browse), seguindo o
conceito de rede cliente-servidor.
APLICATIVO
HÍBRIDO
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S
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E
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PL
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T
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PS
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T
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D
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A
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A
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Neste modelo de processamento, em que o aplicativo é desenvolvido em
linguagens para Web e uma interface de acesso é desenvolvida em
linguagem nativa, o processamento/armazenamento de dados pode ser
feito localmente ou num servidor de Internet. Em seguida, podem ser
transferidos a um destino que pode ser outro dispositivo ou o
dispositivo de origem que poderá processar, armazenar e produzir uma
nova saída de dados. Como exemplo podemos citar qualquer aplicativo
que o usuário baixe uma interface local para ter acesso a aplicações
que estão em um servidor de Internet.
ATIVIDADES
1) Qual principal diferença entre um aplicativo Web e um aplicativo
nativo?
2) Por que um aplicativo híbrido recebe esse nome?
3) Com base em sua experiência de usuário, cite um exemplo de
aplicativo nativo, um exemplo aplicativo web e um exemplo de
aplicativo híbrido.