Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
Programação Mobile 05: Formas de se fazer um aplicativo


CLUBE DE AUTORES


CLUBE DE AUTORES


MAGAZINE LUIZA


AMAZON


CLUBE DE AUTORES

PHP-GENERATOR

Programação Mobile 05: Formas de se fazer um aplicativo

PROGRAMAÇÃO MOBILE – AULA 05


FORMAS DE FAZER UM APP



Um APP, abreviação de portable aplication, ou seja, aplicativo portatil, também chamado de aplicativo móvel, é um software projetado para dispositivos móveis como: smartphones, tablets, celulares, entre outros, que pode ser desenvolvido de três formas.


Forma nativa: refere-se a utilização de uma linguagem de programação adotada pelo fabricante do dispositivo. Grande parte dos aplicativos disponibilizados para download na Internet são feitos dessa forma. Aplicativos nativos têm como vantagens uma aparência mais compatível com o sistema para o qual foram desenvolvidos, o fato de poderem ser disponibilizados para download em lojas virtuais, além de poderem explorar com mais facilidade todos os recursos do dispositivo como GPS, câmera, etc. A grande desvantagem reside no fato deles não serem multiplataforma, ou seja, um aplicativo desenvolvido de forma nativa para um determinado sistema operacional, rodará apenas nesse sistema, sendo necessário uma nova versão do aplicativo, com as referidas adaptações, para cada novo sistema.


Forma Web: ocorre quando se utiliza códigos destinados ao desenvolvimento de páginas de Internet de forma responsiva, fazendo com que o aplicativo identifique o dispositivo no qual está sendo executado e se adéque a ele. Essa técnica de desenvolvimento utiliza linguagens como HTML, CSS e JAVASCRIPT para gerar o aplicativo, que ficará armazenado em algum website, pronto para uso por meio de um navegador (browser), seja ele de dispositivo móvel ou computador desktop. A vantagem dessa técnica é que os APPs gerados são multiplataforma, podendo ser atualizados em tempo real, sem que o usuário tenha que se preocupar em baixar novas versões, além de poderem usufruir de todo potencial de alguma linguagem server-side como PHP e PYTHON por exemplo.


Forma Híbrida: trata-se de uma mistura da forma nativa com a forma web, pois os aplicativos são gerados de forma web e armazenados em algum website, porém, não são executados pelo navegador, mas sim por uma interface gráfica criada de forma nativa. Apresenta todas as vantagens da forma web, além de poderem ser disponibilizados para download em alguma loja virtual, tendo como desvantagem a necessidade de uma nova versão da interface para diferentes tipos de sistema.


Com base no exposto, compete a cada desenvolvedor adotar a forma que melhor atenda suas necessidades e as necessidades dos seus usuários, sempre otimizando a qualidade dos serviços oferecidos.


ATIVIDADES


1) Com base em suas experiências como usuário cite vantagens e desvantagens com relação ao uso de APPs nativos e híbridos.


2) Cite um exemplo de APP popular nativo e um exemplo de APP popular híbrido justificando sua resposta.


3) Qual a maior vantagem da forma de programação web para criação de APPs online?




WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online