Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
Conceito de IDE - Ambiente Integrado de Desenvolvimento

PHP-GENERATOR

Conceito de IDE - Ambiente Integrado de Desenvolvimento

Integrated Development Environment

CONCEITO DE IDE

Integrated Development Environment

Ambiente Integrado de Desenvolvimento



Uma IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento que reúne um conjunto de recursos gráficos, bibliotecas, compiladores e interpretadores que tem por objetivo facilitar a criação de aplicativos em uma ou mais linguagem de programação.


A ideia por trás de uma IDE é disponibilizar um ambiente integrado de desenvolvimento no qual o programador possa, com alguns cliques, criar os componentes do seu programa de forma que o código de programação seja gerado automaticamente. Desta forma, é possível diminuir consideravelmente a digitação de linhas de código, sendo necessário apenas digitação de código para atender a especificidades do programa que está sendo gerado.


Componentes gerados pela IDE podem estar relacionados a um método, função ou procedimento de programação que podem ser editados pelo programador e aprimorados manualmente.


Vale ressaltar que IDE não é uma linguagem de programação e sim um ambiente integrado de desenvolvimento com o objetivo de gerar parte do código de programação de uma ou mais linguagens.


Como exemplo de IDE podemos citar Delphi que gera código de programação em Object Pascal. Sendo assim, não se programa em Delphi e sim em Object Pascal. Para fazer valer essa máxima basta considerar que, no site da Embarcadero Technologies, empresa atualmente desenvolvedora do Delphi, a definição da ferramenta é a seguinte:

Delphi é a mais poderosa IDE e biblioteca de componentes Object Pascal para desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma com serviços de nuvem flexíveis e ampla conectividade IoT(Internet of Things, ou Internet das Coisas).”

Ninguém melhor do que a própria empresa para dar significado ao seu produto!

Muitas IDEs podem ser utilizadas pela Internet de forma online, enquanto outras precisam ser baixadas. Existe uma grande variedades de opções, pagas ou gratuitas, para as linguagens de programação mais populares.

Vamos elencar algumas IDEs que ganharam destaque mundial. Dentre elas estão:

VISUAL STUDIO CODE (VSCODE)

Esta IDE foi desenvolvida em 2015 pela Microsoft e encontra-se disponível para Windows, Linux e MAC/OS. O VSCode oferece suporte para mais de 30 linguagens de programação, como JavaScript, C#, C++, PHP, Java, HTML, R, CSS, SQL, Markdown, TypeScript, LESS, SASS, JSON, XML e Python, etc.

O VSCODE possui um conjunto de bibliotecas que facilita a vida do programador facilitando a digitação do código de programação.

ECLIPSE

Essa IDE multiplataforma é poderosa quando o assunto é programação. Permite a criação de códigos em diversas linguagens possibilitando a inserção de plugins para otimização de desempenho. Algumas linguagens suportadas pelo Eclipse são: C, C++, Python, Java, Perl, PHP, etc.

O projeto Eclipse foi iniciado na IBM, em 1998, que desenvolveu a primeira versão do produto e doou como software livre para a comunidade mundial. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhões de dólares. O Eclipse é um dos IDE Java mais utilizado no mundo.

NETBEANS

O Netbeans é uma das plataformas de desenvolvimento voltadas para programação Java. Totalmente gratuita e de código aberto, essa IDE pode ser utilizada para desenvolvimento em Java (principalmente), mas também em HTML5, JavaScript, C, C++, PHP, etc. Com essa ferramenta é possível criar poderosas aplicações comerciais desktop, mobile ou web.

O NetBeans foi iniciado em 1996 por dois estudantes tchecos na Universidade de Charles, em Praga, quando a linguagem de programação Java ainda não era tão popular como atualmente. Inicialmente com o nome de Xelfi em alusão ao Delphi. Em 1999 o projeto já havia evoluído para uma IDE proprietário, com o nome de NetBeans DeveloperX2, nome que veio da ideia de reutilização de componentes que era a base do Java. Nessa época a empresa Sun Microsystems adquiriu o projeto NetBeans DeveloperX2 incorporando-o a sua linha de softwares. Em junho de 2000 a Sun disponibilizou o código fonte do IDE NetBeans tornando-o uma plataforma OpenSource.

DREAMWEAVER

O programa foi originalmente desenvolvido pela Macromedia, sendo adquirido pela Adobe, que lançou a primeira versão do programa em 2007, o Dreamweaver CS3. A partir de então, a Adobe investiu muito no programa, que já esta na versão CS5. Esta nova versão trouxe muitas melhorias para o programa. O Dreamweaver é um dos melhores programas da área web, sendo um dos mais usados pelos profissionais.

Algumas linguagens mais usadas no Dreamweaver, na versão CS5, são:

  • ActionScript

  • Active Server Pages (ASP).

  • C#

  • Cascading Style Sheets (CSS)

  • ColdFusion

  • EDML

  • Extensible HyperText Markup Language (XHTML)

  • Extensible Markup Language (XML)

  • Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT)

  • HyperText Markup Language (HTML)

  • Java

  • JavaScript

  • JavaServer Pages (JSP)

  • PHP: Hypertext Preprocessor (PHP).

ATIVIDADES

1) O que é uma IDE?

2) Cite algumas das IDEs mais utilizadas no mundo?

3) Quais vantagens uma IDE pode dar ao programador?

4) Cite algumas linguagens que são comuns em várias IDEs?

5) Qual a origem das seguintes IDEs:

  • VISUAL STUDIO CODE (VSCODE)

  • ECLIPSE

  • NETBEANS

  • DREAMWEAVER






WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online